15 novembro 2006

Passageiros

A mulher sentada à direita no ônibus leva um sorriso sereno no rosto, seu rosto brilha oleosamente. Ela traz no colo, protegido pelas mãos em concha um presente pro seu amor.
Ela sorri porque sabe que ele irá aceitá-lo, e aceitando seu presente, a aceita também.

O menino sentado olhando a janela tem os olhos muito abertos, admirando a paisagem.
Quer esquecer a bronca da mãe por ter quebrado sua boneca de louça, quer esquecer que está indo ao dentista.
No momento ele mal pisca e só vê a paisagem à frente, como se fosse a primeira vez.

O velho calado sorri quando algum passageiro se levanta e passa por ele. O sorriso é simpático e cúmplice. Ele sente dores nas costas, mas nesse momento ela é aliviada por uma sensação de família. O velho acha que seus colegas de viagem são seus, o amam e respeitam.

À esquerda está um jovem de cabelos lisos e castanhos, de braços cruzados e pernas bem abertas, está de olhos fechados porque acha a viagem um saco, quer chegar logo ao seu destino e encontrar a bela namorada que o espera de vestido novo. Sua bagagem é uma mochila com roupas e cds, e um violão numa capa preta, em cujo bolso está a letra de uma canção que ele fez para sua amada.

Nas últimas poltronas uma jovem pálida e loira morde os lábios. Está indo sozinha tentar um emprego em outra cidade. Não sabe fazer muita coisa mas tem muita vontade de aprender a fazer tudo. Acha que sendo humilde conseguirá que as portas se abram para ela. Bebe goles de água de uma garrafinha que carrega o tempo todo, seu maior tesouro.

Outra jovem com pesada maquilagem está na outra extremidade. Já retocou inúmeras vezes o rímel negro dos olhos, pois ela chora muito. Tem unhas compridas e bem cuidadas e cabelos negros muito brilhantes, as longas mãos apertam uma pequena bolsa de onde saem lenços.
Ela não leva mais nada além de uma carta dentro da bolsa. Ela espera que seus familiares a entendam e não sofram tanto.

Um homem de meia-idade está satisfeito consigo mesmo, pois considera-se um excelente pai de família, excelente funcionário e muito esperto. Às vezes se sente culpado pela aventura extra-conjugal que tem, mas ao mesmo tempo consola-se por saber que seus amigos o apóiam, a sociedade o apóia e seus filhos ficariam orgulhosos dele. Ele realmente se acha muito esperto.
Às vezes sorri sozinho e se vira para observar algumas passageiras.

Há outra passageira, uma jovem de ar competente e profissional. Tem nas mãos uma agenda em branco. Não escreve porque desistiu. Não quer olhar a paisagem porque cansou.
Não quer conversar porque não suporta seus companheiros de viagem. Não quer dormir porque não tem sono, nem fome, nem nada. Não faz uma ligação pra alguém porque não há ninguém que esteja esperando uma ligação dela. Ela apenas está ali. E se sente muito infeliz.

São passageiros os amores, os presentes, as paisagens, os sorrisos, as lágrimas, as dores, a água, os lenços...

5 comentários:

Ka disse...

Ai q bacana!! Cada um com seus probelmas, alegrias, medos, desejos , frustraçoes!!
Vc consegue tirar poesia até de meros passageiros sentados dentro de um onibus...tirar de suas almas cada sentimento e descreve de um jeito q interessa a leitura!
Adoro vir aqui :)
Bjos e parabens!

Anônimo disse...

Quando eu estava lendo, fiquei observando em que perfil dessas pessoas que eu me encaixaria... percebi que eu já fui em certa parte todos os passageiros em diferentes passagens da minha vida, e hoje eu poderia ser um deles, mas sinto que vai passar. Só espero que algo de bom fique em mim desses passageiros {os amores, os presentes, as paisagens, os sorrisos, as lágrimas, as dores, a água, os lenços...} que eu possoa ser maduro para suporta ou aproveitar.

Josy Lima disse...

É engraçado como muitas vezes viajamos junto com várias pessoa e na maioria delas nem reparamos em como elas se setem, como estão suas faces, suas angústias, não trocamos um sorriso, uma palavra, nada. Dificilmente se tem a capacidade de olhar e ver como as pessoas estão.
Que bom q ainda temos pessoas como vc, q conseguem mergulhar no fundo da alma e traduzir em palavras o q nós sentimos.

Anônimo disse...

Eu adorei todos esse passageiros com todas essas personalidades! XD
O meu preferido foi aquele que os observou e tentou desvendar suas histórias de vida! XD Abraço!!

*£ua* disse...

Muito lindo!!! Pessoas diferentes, reunidas em um só lugar, cada uma com suas aflições, anseios...
Estava com saudade disso tudo...
O Pileque está de cara nova. Se quiser, vai lá dar uma conferida!!

Beijos

Lua