03 julho 2006

Me Falta Açúcar


Há algo entre o doce e o amargo em mim.
Está indeciso, porque ambos têm fôrça.

É doce a canção quando eu a escuto depois de chorar.
É doce o meu olhar pra coisas belas e tristes que me pertencem.
Ainda é doce meu sorriso quando algo de bom me acontece.

É amargo o gosto em minha boca, após ouvir o "não" nosso de todo dia.
É amarga a minha voz ao desligar o telefone e dizer pra mim mesmo: "mas a vida segue..."
É meio-amargo meu chocolate predileto.

Mas esse é o equilíbrio.
É difícil gostar de um café sem açúcar (eu às vezes gosto)
Como também é complicado suportar derramar muito açúcar numa pequena xícara desse mesmo café.

O amargo demais nos causa repulsa, o doce demais nos causa repúdio.

Mas nem sempre temos a opção de largar a xícara na mesa.
A vida nos faz engolir o café sentindo todo o gosto, nada pode faltar.
Claro, isso quando ele está muito doce ou sem açúcar algum.

Quando o café está delicioso, perfeito, quente e cheiroso, a xícara quebra-se na nossa frente e o líquido corre pelo chão até o ralo mais próximo.

Hoje meu lado amargo escreve esse texto. Ele aliás, é o mais inspirado dos dois, pois a vida o alimenta mais.
Mas há a doçura em mim de escolher essa foto bonita.

Preciso de mais doce.
Mas o que eu tenho ainda está me salvando.

5 comentários:

Anônimo disse...

Nós somos uma dualidade de tudo mesmo...somos bons, maus; densos, leves; doces, amargos.Metade de tudo...a cara e a coroa...só precisamos dosar bem as medidas e tirar das mãos do acaso ou das pessoas, a responsabilidade de ter a colher de sal ou de açúcar prestes a cair na nossa vida.
Bjos!

Marjorie Chaves disse...

O equilíbrio é o que importa. Não precisamos ser necessariamente dialéticos, a vida não é uma dialética. Podemos ser mais: amargos, doces, azedos, salgados, quentes, frios... são tantas as opções da alma! Não importa qual delas esteja com você hoje [ou todas juntas], pois sei que de qualquer jeito escreverá um belo texto.

Desculpe às vezes pular algumas postagens sem comentar!

Um abraço
=]

Anônimo disse...

eu sou como queijo e goiabada!
abraço.

Anônimo disse...

Doce/amargo, bem/mal, alto/baixo essas dualidades tão diferentes que sempre andam de mãos dadas.. na qual podemos desfrutar dessas caracteristicas num piscar de olhos e de várias formas.. talvez, elas estejam tão próximas que nem imaginamos.. ou até mesmo a diferença entre elas não existam.. é como olhar no espelho e vê-las do lado oposto.. depende da forma que olhamos e sentimos... só temos que usar os nossos 5 sentidos da melhor forma que nos convém..

Por sentir as armaguras da vida somos capazes de idolatrar o doce que caí do conta-gotas...

Bomm...

Se cuida..

Abraços..

Josy Lima disse...

Belo texto, tb adoro escrever sobre essas diferenças, mas vc o faz com perfeição. Sou tua fã! rs