17 julho 2006

"O Bom Passado"

Uma das coisas mais interessantes que eu ouvi nos últimos tempos foi sobre a nossa teimosia em ter um "bom passado".
Eu ouvi sobre isso em relação à capacidade de perdoar.

Mas não sei falar disso porque perdôo fácil quando amo.
Aliás, não me conheço quanto ao perdão.
Funciono aleatoriamente: perdôo um e outro não.
Nunca parei pra pensar em como funciona meu sistema "doador de perdão".

Portanto, saber do "bom passado" na verdade pra mim abriu outros horizontes.

Nós temos uma intenção inconsciente ou mesmo consciente de querer que nosso passado seja bom, bonito e agradável.
Como um cartão-postal.

Sim, nós queremos que nosso passado seja um lindo cartão-postal.
Afinal, porque eu ocultei dos meus álbuns as fotos que estou com a boca aberta e torta ou com cara de bobo?

Porque no que representa nosso passado, deve constar o belo, sorrisos, cores vivas, pessoas que amamos.
Mas..
E quando alguém mancha nosso passado, nos magoando, mentindo, nos fazendo sofrer?!
Se hoje alguém nos fere, está marcando nosso passado, pois amanhã mesmo o dia terá ido.

Mas não perdoamos quem estraga nossa paisagem que era tão bonita!
Puxa vida, agora tenho cicatrizes, agora nosso álbum terá fotos tristes.
Ou sejam, mancharam nosso cartão-postal.

Mas quem disse que o passado deve ser um cartão-postal?
Quem disse que precisamos contar uma história cheia de coisas perfeitas?
Porque até nos contos de fadas, existem bruxas, madrastas e dragões que atormentam os príncipes e as donzelas.
Nós mesmos podemos ter estragado o cartão-postal de alguém, e por isso não merecemos perdão?

Até hoje meus maiores problemas vêm da minha dificuldade de desvencilhar do passado.
Em me conformar e aceitar as manchas.
Todo dia me esforço em limpá-las, em deletá-las, mas do meu PASSADO!

Porque perdemos tempo se há o presente para nos preocuparmos?
Uma vez um amigo defendia alguém de erros que tal pessoa cometera no passado.
Eu duro e impiedoso, disse apenas : "Não se deve esquecer o que ele fez no passado, pois não foi outra pessoa, e sim a mesma de hoje. Se foi uma cobra peçonhenta antes, hoje o seu veneno não virou suco de laranja."

Infelizmente eu tinha razão quanto à essa pessoa.
Mas fiquei triste por eu ter sido tão implacável. Hoje, sou mais flexível.

Se vamos perdoar ou não, é escolha nossa, mas entendamos se não é apenas uma vaidade tola que nos faz ter rancor por pessoas que apenas sujaram nosso passado.
Mas ninguém jamais disse que a vida de qualquer pessoa seria só flores.

E se falta motivos pra perdoar, sejamos então egoístas: guardar ódio, mágoa ou rancor causa câncer, gastrite e úlceras. Pelo menos é o que dizem, e deve ser verdade.
No mínimo essas emoções ruins endurecem a face, criam rugas e vincos no canto da boca e olhos.

Ficaremos feios de qualquer maneira na foto.

7 comentários:

Anônimo disse...

Caaau! Escreve os dias em branco na minha agendinha pra ela ficar buniiita? XD
Eu sei que faz mal, mas realmente eh dificil perdoar os marginais que nos fazem mal XD Mas eh o que tento fazer u.u

Marjorie Chaves disse...

Estamos aqui de novo falando em passado... Sabia que o passado também me percegue? Mas assim como você, aprendi uma coisa: mágoas pra quê? O tempo é cura para tudo, largue as lembranças nas mãos dele e você verá o quanto será mais feliz sem rancores.

Abç.
=]

Josy Lima disse...

Texto bacana. Mas quanto a isso não tenho de que reclamar. Se tem uma coisa q acvho q faço rapido, é esquecer as chjateações, os erros, as magoas q me causaram. Minha raiva sempre passa rapido, ate demais!
bjão

A Bela disse...

...vc entendeu o sentido da coisa!
O passado não é culpa ou prazer, é experiência necessária ao nosso amadurecimento! O importante então, a partir de agora, é esquecer o passado como lembrança e vê-lo como experiência... E principalmente, viver intensamente o presente, com os olhos no futuro. Bjo. Grande! Ana Amélia

Ka disse...

Tbm tenho problemas com meu passado e sinto q só serei feliz qdo conseguir me desvencilhar dele!!!
Como o próprio nome diz..passado! O q passou , passou...se a gente pudesse esquecer as coisas tristes e ruins e só lembrar das belas nao é? Mas muitas das coisas q passei, me fortaleceram e serviram como experiencia de vida! É isso q devemos fazer, fazer do passado um aprendizado...e deixar ele lá no cantinho dele! Viver do presente e futuro, esse é o grande lance!
Bjos!

Anônimo disse...

Já tentei exaustivamente me livrar de alguns lixos do meu passado, mas percebo que sempre sobre uma poeira fina dele. Talvez seja para que, daqui em diante, eu aprenda a varrer o que não presta e polir o que ´de fato precisa permanecer.Varrendo, eu deixo as fotos mais coloridas;polindo , eu resgataria com mais facilidade o brilho do que é, essencialmente, eterno.

Anônimo disse...

Quantas fotos eu já não apaguei, na esperança de esquecer...