07 dezembro 2006

Fui Assaltado, Me Passa O Catchup?

Um amigo foi assaltado esses dias.
Levaram seu celular.
Quando eu disse "puxa vida, que coisa!", fui cortado por ele:
"Porque o espanto?? roubo é coisa simples, pra mim foi lucrativo..o celular era velho, o cara não me machucou nem me matou, e eu recuperei o chip...que mais posso querer?"
Eu podia responder "Não ser assaltado", mas não disse.

Essa postura me mostrou um "novo" tipo de ser humano: o que não tem a capacidade de se indignar com mais nada, o que não se sente mal por ter sido roubado, acha até "lucrativo." (!!!)
Ou será que meu amigo teve uma ponta de "Síndrome de Estocolmo"?
Do tipo: "o sequestrador era legal... ele me raptou, me ameaçava de morte, me deixou num lugar sujo cheio de ratos, mas não me batia, me dava comida , água e não me matou!! :)"

Será que hoje, somos gratos aos assaltantes se eles não nos machucarem?? SÓ roubarem?
Ou o brasileiro tem mesmo essa mentalidade de achar que os outros têm o direito de sacanearem ele? e ele tem a obrigação de ser sacaneado e não reclamar?

Quando expus meu ponto de vista, fui chamado por ele de hipócrita.
Sempre parece hipocrisia quando alguém tenta mostrar uma coisa simples que foi perdida.

Achar que ser roubado é uma coisa absurda, hoje é hipocrisia, afinal, todo dia milhões de pessoas são assaltadas a toda hora, portanto, se torna algo legal, legítimo, aceitável, normal e até esperado do dia-a-dia.
Quem vem roubar está cumprindo seu papel social de roubar e quem é roubado cumpre seu papel social de ser roubado.
Pronto.
É assim que tem que ser.
Se alguém diz "puxa vida!" está indo contra a lei natural (?) das coisas.

Bom, supõe-se que pessoas que saem sorrindo de um assalto então sejam pessoas COMPLETAMENTE desapegadas aos bens materiais...
Sei.
Quem é o hipócrita?
Talvez se eu tivesse muito dinheiro eu também não me importasse que roubassem meu celular velho.
Como eu não tenho, se me roubarem, entrego meu celular na hora, mas não vou sair dizendo "ai que bom, roubaram meu celular velho, vou comprar outro novo agora... "
E quanto ao desgaste emocional de se ser assaltado?
Perguntei ao meu amigo como ele podia dizer que o assalto foi "lucrativo" se houve o desgaste emocional de se ser abordado dessa maneira.
Ele disse que não houve esse desgaste, e mais uma vez me repreendeu que isso acontecia sempre, e que eu estava sendo hipócrita com história de desgaste emocional...

Talvez seja esse mesmo meu problema... não me conformo quando roubam meu celular, meu lanche na escola e meu amor, quando tiram meu direito, quando me maltratam.
Talvez eu deva perdoar quem faz isso e agradecer porque não faz pior.
Talvez o ideal seja se juntar a essa massa apática, alienada e conformista que se diminui enquanto ser humano e não tem a menor coerência no agir e só formam suas idéias baseadas nos seus próprios interesses.
Se eu já faço parte dela, eu deveria estar mais confortável.

Gostaria que os assaltantes por favor só roubassem pessoas como o meu amigo, que não se importam e não se desgastam com uma arma apontada pra eles.
Eu hein.

4 comentários:

Anônimo disse...

massa

Josy Lima disse...

huahuahua quem foi o doido? Artur?
ops :S

Tb sou q nem tu Filhos, não me conformo, ai q ódio quando lembro q levaram meu celularzinho q eu tanto gostava e q me deixaram sem nenhum contato. A gente se esforça tanto pra comprar as coisas e vem um qualquer q leva na maior facilidade...ahhh bando de ladrões sem vergonhas!!!!(a menina ta indignada rs), melhor parar aqui.

Bj, ótimo texto!

Anônimo disse...

é...não acho que seja hipocrisia

Marjorie Chaves disse...

Poxa vida, interessante isto que você escreveu. Realmente o ser humano é um bicho esquisito e de tanto as coisas se repetirem, caem na ordem do "natural", do aceitável.

Quanta ignorância.

Beijos.

PS: A respeito do "Jardim das Delícias", é completamente real. Ás vezes eu queria que fosse somente mais uma história mesmo...