18 dezembro 2006

A Glória De Cair

Em dezembro de 1977, morria Clarice Lispector.
Parece-me que alguns blogers fizeram uma homenagem a ela, e eu também farei a minha:

"Nem todos chegam a fracassar porque é tão trabalhoso, é preciso antes subir penosamente até enfim atingir a altura de poder cair." (CL-A paixão segundo G.H.)

"E não tenho medo do fracasso. Que o fracasso me aniquile, quero a glória de cair."(CL -Água Viva)

Escolher algo de Clarice pra se falar é tarefa árdua. Escolhi essas duas citações que falam de "fracasso". Mas qual seria o verdadeiro fracasso?
Segundo o dicionário : "fracasso: 1.Ruína;desgraça 2. insucesso, mau êxito."

Penso que há o fracasso de não ter tentado, e o fracassar propriamente dito: tentar e não dar certo.
O fracasso de não tentar é a covardia, é o medo, é a mentira que disfarça em auto-proteção de quem diz: "não vou tentar porque sei que não vai dar certo; sou esperto."
Esperto? De espertos assim se fracassou o mundo.
Não amaram por medo, não falaram por medo, não viveram por medo.
Não tentaram por medo.

Porque quem somos nós pra sabermos o que é possível e o que não é?
Viver por acaso parece ser possível?
E no entanto, bem ou mal, se vive.

Como disse Clarice.
Fracassar não é pra todo mundo não.
Só para os corajosos.
Que sobem numa altura arriscada de se cair. Nessa subida e descida ele aprendeu muito.
Mais do que o covarde que não sobe um centímetro porque "não é possível, nem vou tentar".

Ao chegar lá em cima pode-se dar de cara com uma surpresa: o sucesso!
Mas há de se estar preparado para tudo. Também (principalmente) para o "insucesso, mau êxito".
Mas a subida para tudo prepara.
E a queda também.
Caso você despenque de algum lugar e alguém venha lhe dizer "Não falei?!"
Responda: "Caí porque subi, covarde."

Sofrer se vai de qualquer maneira.
Os que tentam e fracassam são devastados: "fracasso: ruína, desgraça".
Aniquilados.
Os que não tentam são ruínas por dentro, sofrem o fracasso de não ter coragem.

E assim muita coisa muda de figura.
Me vejo recompensado, meus fracassos não mais me tiram o sono.
Só me sentirei um fracassado quando eu disser a alguém: "Não vou te amar porque não tenho coragem".
Ou "Isso não é possível."

Viver não é possível, não sem amor nem prazer.
E não estou aqui, escrevendo em homenagem à Clarice Lispector!?

Um comentário:

Josy Lima disse...

Acabou escrevendo sobre vc mesmo, sobre teu modo de pensar, mas q tem a ver com o dela e com o meu tb! rs
Bjsss