14 janeiro 2008

A Proposta

E ficou combinado que ela não o olharia nos olhos jamais, e esqueceria as juras de amor, esqueceria as toalhas molhadas na cama, esqueceria a cor dos seus cabelos.
E ele lembraria pra sempre de seu perfume e do som da sua voz ao dar "bom dia" logo que acordava, e das mãos macias torcendo os dedos nervosa.
Ficou combinado que ela seria feliz, e ele seria infeliz, ou o contrário,mas ficou combinado que não se veriam mais.
Porque com ele ela chorava mais, ela dormia mais tarde, ela emagrecia. Com ele ela não lembrava de pintar a raiz dos cabelos nem mandava cartões de Natal pros amigos.
Com ele ela roíia as unhas.
Ele iria mais cedo pra academia, ele poderia ver o futebol às quartas, ele poderia jogar a toalha molhada na cama.
Ou no chão.
Ficou decidido que ele iria amar outra, uma loira natural, uma negra, uma ruiva. Ficou combinado, disse ele a si mesmo, e vai dar certo, disse ele a si mesmo e aos amigos, no bar.
Ela aboliu os saltos altos, discutiu com a colega de trabalho, com a mãe, com o sobrinho pequeno, ela chorou, ela cortou os cabelos e resolveu não pintá-los mais, ela rasgou fotos e cartas, mas estava combinado, ela dizia a si mesma e às amigas ao telefone.
O combinado foi que os dois deveriam ser felizes.
Ele a partir dali saiu sorrindo em todas as fotos, ficou mais bronzeado e com os músculos mais firmes. Seguiu o combinado.
Ela a partir dali perdeu um pouco do brilho dos olhos, nunca mais foi loira, e os amigos a acharam mais jovem mesmo assim.
Achou que seguiu o combinado também.
Não se sabe como foi dali pra frente... a vida é um círculo vicioso, a cada dia é um novo acordo, um novo trato: Eu vou ser feliz e você também, ok?
Ok.

4 comentários:

Anônimo disse...

Escitor...nós vamos seguindo o trato...e seguindo o trato, vamos nós.
Não sou pessimista, apesar dos meus dramas, mas é que ultimamente...vai dormir com um barulho desses na alma da gente...:-|
Abraço e obrigada por me presentear com mais esse texto:)

A Bela disse...

...apenas aprendi que para ser feliz é preciso merecer ser feliz. Merecer implica aceitar que nunca, jamais essa felicidade poderá estar condicionada a nada ou a ninguém! Ela é patrimônio exclusivo seu. Portanto não adianta combinar com ninguém pois não dará certo. Convém ser feliz consigo mesmo e esse é o grande desafio. Se você consegue suportar a si mesmo, já deu um passo importante; se já se respeita, entendendo que tem limites, nossa voce progrediu bastante; mas, quando você entende que cada pedacinho da felicidade que você almeja está dentro de você , então o tesouro foi achado. A vida não é um circulo vicioso: Nós é que estamos viciados em cometer os mesmos equívocos; por que ser feliz tem um preço: o preço do auto-conhecimento. Adorei o texto! Pparabéns! Bj!A.M.

Anônimo disse...

oi amigo!!!
parabéns pelo texto, ele é de uma realidade e beleza fantásticas.

Quantos acordos não fazemos com as pessoas que precisamos deixar, com as que queremos conservar e com nós mesmos!

Acordos que não são verbais nem oficiais, mas que existem e cada um sabe do seu papel.

Como disse a amiga lá de cima, vamos seguindo o trato né, por mais desafiador que seja

Abração querido!

Anônimo disse...

Os acordos que fazemos, muitos a vida desfaz...