02 agosto 2006

Um Filme, Uma Obra de Ficção.

Sempre gostei de cinema.
E sempre assisti comédias românticas também.
Mas um dia, quando vivi, percebi a grande diferença.

Ainda assisto comédias românticas, mas com o mesmo espírito de quem assiste um filme de ficção científica.
Simplesmente porque na minha opinião a comédia romântica aliena. Tanto ou mais que um filme de romance mais sério, pois ela se aproxima mais do cotidiano, faz com que nos identifiquemos mais, e usa uma linguagem mais próxima do real.
Pra contar uma história muito distante dessa mesma realidade.

Há algumas semanas assisti um filme desses.
Uma mulher já na casa dos 30, era a única na família que ainda não tinha casado.
Os irmãos e familiares tentavam "arranjar alguém" pra ela.
Até que ela usou mão dos serviços da internet para encontrar um "candidato".
Apareceram vários.( Claro, porque é um filme, uma obra de ficção)

Ela foi a vários encontros e esteve diante de vários tipos de homens.
Um falava alto, outro chorava fácil, outro fazia qualquer coisa lá que não combinava com a imagem do "príncipe encantado que ia transformar a noite dela num sonho".
Ela, lógico, descartava todos esses num piscar de olhos, eram mostrados como patéticos, ridículos (talvez de fato fossem), e portanto, a "mocinha, grande estrela e mulher charmosa e especial que ela era", não merecia tal coisa.
Até que, (Claro, como é um filme, uma obra de ficção) ela encontra aquele que fala as coisas certas nas horas certas e até seus pequenos defeitos são "encantadores" e divertidos.

O príncipe encantado!!!!!!!!!

Ok, como você, pessoa comum e filha de Deus, sairia do cinema?
Mesmo no subconsciente, da próxima vez que você fosse conhecer alguém, iria aplicar uns padrões "elimina sapo/encontra príncipe".
E sinto muito, mas grandes chances seriam de você se dar muito,mas muito mal.

Porque simplesmente não estamos num filme, e o roteiro da nossa vida não foi escrito pelas mãos de um roteirista que quer arrastar pessoas ao cinema e deixá-las encantadas.

Na vida real é tão diferente...
Muitas vezes é a pessoa que fala alto, que tem um problema de dicção ou qualquer mania estranha, que vai nos proporcionar momentos de felicidade.
Mas nós nem paramos pra dar uma chance a elas... porque nosso pensamentos está em quem vai falar as coisas certas na hora certa, e cujos defeitos serão encantadores e divertidos.

Essa pessoa existe?
Pode até existir...mas pode ser que ela não goste de você... pode ser que ela more no pólo sul ou já tenha morrido no século XVII.
E aí?
E aí que o resultado será a solidão e uma vida sem amores.
Espere o príncipe encantado ou a princesa de cachinhos dourados e o que você encontrará pode ser as teias de aranha no seu quarto e seu reflexo envelhecido no espelho....passou a vida esperando.
Não estou pregando a desilusão, nem a amargura.
Estou contando que a vida precisa ser entendida como algo real onde tudo pode acontecer, de bom, e de ruim também.
E quando assistir comédias românticas, lembre-se:
É um filme, uma obra de ficção.

5 comentários:

Anônimo disse...

É uma questão de percepção, o principe encantado dela podia ser um baixim barrigudo, alcoolatra e careca... Claro que por questões comerciais os filmes não iriam por esse personagem como principal... afinal filmes são sobre cartase, e a beleza é uma cartase.

Marjorie Chaves disse...

Meu Deus, até que enfim alguém para concordar comigo: comédias românticas seguem sempre a mesma receitinha, sempre sabemos qual será o final, tudo é sempre a mesma coisa... Seguem-se os mesmos padrões.

Por isto tenho aderido ao cinema europeu, muito mais interessante, alguns estão longe das paródias hollywoodianas.

=]

Anônimo disse...



Closers - Perto Demais "chocou" tanto.. xD Eu estava esperando um casal feliz no final... que eram sinceros e verdadeiros um com outro cheio de romantismo... como eu era acostumados nos filmes xDD Ele foi bem fiel a representação da vida real.. Hehehehe ^^'

Ka disse...

Pode até parecer despeito, mas eu morro de inveja dos casaizinhos de comedia romantica...rs
Tudo perfeito... ela uma boneca de louça, ele um deus grego de tirar o folego e um final feliz de arrancar lágrimas dos olhos na marra, na maioria das vezes!
Sei nao, talvez seja pq nunca vivi um amor de verdade, mas pq? pq minha vida nao é um filme de ficçao onde a frase principal é : O amor tudo pode, o amor é lindo e viva o amor...Viva o amor-próprio, esse sim é q vale a pena! Aff, será q to tao desesperançosa? :0

On_Off disse...

Considero esse texto um Clássico da bela Obra de Carlos Filho, em sua fase mais prosa-crônica. Deve ser passado adiante como um presente pra posteridade!