25 setembro 2006

Você Mente Por Que?

Ultimamente tenho dado de cara com algo que está mais ao nosso redor do que a gente imagina: a mentira.
Pra se falar de "mentira" teria que se falar de "verdade"....
Porém não há nada mais contraditório e ilimitado que o conceito de "verdade".
Mas algo não se pode negar: a mentira existe, seja a verdade o que ela for.
Sempre defendi a idéia de que ninguém mente "por mentir".

Hoje não defendo mais essa idéia, porque não entendo mais como funciona o mundo.
Pessoas mentem e não se sabe porque.
Hoje mesmo alguém disse "tem gente que mente porque gosta".

Além das mentiras que tenho ouvido, hoje assisti um espetáculo de dança contemporânea cujo tema eram as "mentiras sinceras".
"Mentiras sinceras não me interessam" .. esse verso gravou na minha mente.
O que me interessa? a verdade terrível?
Durante a peça um dos bailarinos que interagia com a platéia, me perguntou "você já mentiu com a intenção de fazer alguém sofrer?"
Fiquei sinceramente chocado com a pergunta... balancei a cabeça negativamente quase me sentindo ofendido!
Mas enguli metade do "não" porque há muito deixei de entender também como eu funciono.

Alguém na platéia chorou.
Um homem jovem.
Ver um homem jovem chorando ao se falar de mentiras gravou na minha mente.
Outro bailarino me perguntou: "você já mentiu hoje?" e pra minha amiga do lado : "você mentiria pra proteger alguém?"
Que perguntas perturbadoras!
Pensei se já menti pra proteger alguém , se já menti pra magoar alguém, se já menti sem saber porque e se já menti porque gosto de mentir.
E também se alguém já mentiu pra me proteger..
Pra me magoar já sei bem a resposta.

Saí do teatro olhando pras pessoas e pensando: eu minto, ele mente, nós mentimos, eles mentem.
O mundo mente o tempo todo.
Daqui a um tempo, a mentira será uma virtude?
Ou ela já é?

Será possível viver sem mentir?
Tantas vezes elas podem amenizar certas dores.
Porque a realidade é arame farpado.
Porém nunca esqueço que se mente pra magoar alguém.
Isso pra mim é monstruoso, já não chega a verdade que dói, mas agora a mentira também??

Sempre tive dificuldades em perdoar essas mentiras.
Já desejei que os mentirosos de carteirinha morressem a pior morte.
Hoje nem mágoas, nem pragas... relaxei.
Querer justiça nesse mundo e nessa vida é querer enxugar gelo.

Eu minto, tu mentes
Ele mente, nós mentimos
Eles mentem...

Pra magoar???

Se a mentira tem pernas curtas, tem porém os braços longos, pra acolher seus filhos, inúmeros.

5 comentários:

A Bela disse...

...que dizer da mentira?! mais uma delas direi. Direi que não minto.Porque a tua pergunta certamente se focará em algum assunto em particular, cuja impressão me solicitas, e para te certificares de que sou confiável, necessário é expecular-me...saber se sou capaz de mentir sobre o assunto. Gozado é que diga eu o que disser, tú já tens o teu CONCEITO PRE-CONCEBIDO (pré-conceito) a meu respeito. Mentes portanto primeiro ao me perguntares algos que julgas saber. Diante disso tudo afirmo, meu caro, que há séculos a mentira deixou de ser o que deveria. Mentir era "Dever não ser".... Hoje Está SENDO.`Porque é assim que o mundo contemporâneo a explora(engraçado... este é o mesmo raciocínio do Direito...que ironia!). Portanto amigo, responde-me antes: "Quem não mente"? Há tempos que entre os homens, quem não mente fracassa, cai... a mentira esconde o erro (seu e dos outros) ... E me pergunto: mas os esconde aos olhos de quem??? Não se engane amigo, a verdade...ela está sempre maquiada,... uma bobagenzinha de nada, que ninguém nem percebe... e assim, falsamente a mentira nos dá a sensação de alívio...momentânea sensação que nos confunde, nos faz acreditar que "não há mal algum numa mentirinha boba"... "afinal todos mentem", É preciso entender portanto que a mentira é apenas uma outra forma de ver o mundo e somente o senso moral de cada um poderá dizer se essa forma é boa ou má, bem como poderá "dosar" a mentira por sobre a verdade, que usamos cotidianamente. Portanto, meue caro , não te martirizes: mentir é fato. E finalmente, se me perguntares agora mesmo: "Tú mentes?" Direi:" sobre que assunto???" E digo ainda mais: "chegará o dia em que a pergunta a ser feita não será mais essa e sim: "QUANTO DE MENTIRA HÁ NESSA VERDADE?" Afinal de contas meu caro: NÃO EXISTE VERDADE ABSOLUTA!!!Bj. Ana Amélia Marçal

Carlos do Valle disse...

heheheh
Pois é, a linha está tão tênue que eu nem me dou mais ao trabalho de procurá-la.
Tanto a verdade como a mentira matam e salvam, ferem e curam.
Será essa diferença tão importante assim?
Como vc disse, a noção de moral de cada um é que vai dizer.
;)
bjss

Anônimo disse...

Olá!

Poxa... estava fuçando na internet e achei seu blog. Muito legal, mesmo. Parabéns!

E não é mentira! Juro! ;P

E quanto a verdade e mentira, há um tempo já que não penso nas duas assim tão diferentes uma da outra, e em mentira como algo sempre ruim e verdade algo sempre bom. E etc etc etc... acho que a minha realidade é flutuante demais pra comportar isso.

Até outro post!

Josy Lima disse...

Que questionamentos mais perturbadores, quase choro como o jovem homem na plateia...acho q a minha vida se transformou numa "verdadeira mentira" ou numa "mentira verdadeira", onde já não sei se minto pra mim mesma sobre meus sentimentos. Será q ainda tenho uma verdade em mim ou a mentira ja se transformou em verdade para nos mascarar e nos fazer acreditar q ainda podemos ser realmente verdadeiros?

Que coisa complicada...rs

Ka disse...

Esse negocio de mentira é mesmo uma coisa triste! Há quem diga: Ah, eu menti pra nao te magoar! Eu prefiro a verdade q me magoe, do q uma mentira q me iluda!!
Se eu disser q nunca menti na vida, estou mentindo (rsrs)
Como nossa amiga Josy disse aí em cima...as vezes acho q minto pra mim mesma...:S
Bom fds!
Bjos