15 outubro 2006

Ao Voar...


Tentei saber o mínimo possível a respeito da queda do avião da Gol, mesmo sendo classificada como a maior da história da aviação brasileira.
Procurei não ouvir as notícias nem ver o rosto de nenhuma vítima; quis me poupar de qualquer angústia a mais.

Mas um detalhe me caiu de pára-quedas e eu li e depois que eu li já não havia volta.
Eu, que me poupei de saber de várias coisas da tragédia soube exatamente de um fato:
Algumas vítimas foram encontradas fazendo "figa" com os dedos.

Esse detalhe arrasador me encostou na parede com tal violência que fiquei estarrecido.
Mudo meu pensamento sempre que começo a imaginar o momento final.
A "figa" não se desfez.

Será que já morremos e não sabemos que nossas figas não funcionaram?
Será que estamos fazendo figa enquanto nosso avião está caindo?
Se não cremos mais nos nossos desejos de melhoras, em que vamos crer?

Saber que mesmo se fazendo figa pra viver, se morre, é aterrador.
Quanta dor há no mundo, pra quem vai e pra quem fica.
Que figa nenhuma dá jeito.

Sem ver o rosto de nenhuma das vítimas do vôo, eu me aproximei de todas elas, entendi quem eram e como viviam.
Faziam figa.

Nós, no nosso ocupado dia a dia de pessoas dos anos 2000, nem fazemos figa pra continuarmos vivos.
Talvez porque não temos ao nosso alcance a idéia concreta da morte, ou porque as figas estão dimensionadas de outras formas.

Quem ama a vida agradeça por ela.
E faça figa se achar que funciona, pra que a vida da vida nunca nos deixe.
E não sejamos mortos que apenas fazem figa por reflexo ou por lembrança do desejo de um dia passado.

3 comentários:

Anônimo disse...

nao sabia desse detalhe
=/
muito triste
perder alguem ja e um sofrimento sem fim
imagina desse jeito , nesse acidente podre !
=~~

Anônimo disse...

Nossa, é dificil administrar essas coisas... muito dificil... mas sempre devemos realmente nao deixar de acreditar e fazer nossa parte como cidadaos e seres humanos... esta de bem consigo mesmo é o inicio.

Ka disse...

Putz, eu não sabia desse detalhe! Q triste não? Eles estavam fazendo figas pra não morrerem...e qtas pessoas por aí tentando acabar com suas próprias vidas...se drogando, se suicidando e por aí vai! É, uns dão o máximo valor a cada pôr do sol, outros não querem nem ver a luz do dia...já tive momentos assim...e q bom q eles desapareceram da minha cabeça mole..rs
Bjos e tudo de bom!