19 novembro 2007

Auto-Crítica Em Meio Ao Naufrágio.


Estou aqui diante desta tela branca que aos poucos vai se escurecendo pelas letras e palavras pra escrever algo sobre esses dias que tenho passado e que não poderiam passar em branco.
E por que não poderiam?
E eu penso: porque são dos piores que já vivi.
Porém não quero, por Deus, escrever mais uma lamentação e dor e amargura.
E aqui fica o desafio, porque nunca senti tanta dor e revolta e mágoa e frustração e decepção e tristeza e amargura.
Tenho ouvido muitas palavras de superação, de ânimo, de incentivo e umas broncas também.
Mas como diz a música e uma amiga repete sempre: "cada um sabe a dor e a delícia de ser o que é."
Queria ser mais delícia ,mas sou mais dor.
Mas vou parando por aqui, porque minha intenção é apenas falar, e não falar de dor.
Quero falar para, depois, num futuro próximo, eu ler o que consegui escrever em meio a um grande sofrimento.
E na verdade porque tenho falado das pontas visíveis desse iceberg durante todos esses posts, desde que o blog existe.
Agora o iceberg está inteiro à mostra, bati de frente nele e o navio está afundando.
E agora que ele está inteiro não vou falar dele nem do naufrágio.
Vou falar de mim, e tão somente de mim.

O texto pra valer começa aqui:
Achei que 2007 ia ser bom pra mim,por ser um ano ímpar (desenvolvi uma observação supersticiosa que meus ultimos anos relativamente bons foram anos ÍMPARES)
Teoria/superstição derrubada por terra agora.
Mas claro, o ano é um número, um espaço inventado, uma contagem criada para situar os fatos que se desenrolam na nossa vida.
Portanto, estou numa FASE difícil.
Fase esta que estou conhecendo meu mais obscuro lado.
Me disseram que sofro por orgulho ferido e acho que é verdade
Descobri que mais que amor, tenho mágoa.

Eu que perdôo com facilidade, teve uma que não deixei passar.
Lembro de um trecho de um livro de Clarice Lispector que diz "EU TE AMO!_disse ela com ódio ao homem cujo único crime que cometera fora o de não amá-la".

Eu digo "eu te amo" com fúria a algumas pessoas e as vezes à própria vida, mas com mais fúria do que amor.
Com mais mágoa que qualquer outra coisa.
Porque não os perdôo por não me amarem.
Não entendo como se pode NÃO me amar!
E descubro que também sou prepotente e audacioso, não é minha auto-estima que é boa não.

E pra mim no momento, a mágoa e o rancor são montanhas intransponíveis e minha fé menos do que um grão de mostrada porque estou rouco de gritar e elas não se movem.
Portanto leia-se "rancoroso" onde se dizia "amoroso".

Sou um pote de mágoa onde a gota d'água já caiu e provocou uma tempestade.
Alagou minha vida.
Percebi também que minha facilidade de perdoar se dá somente quando quem me ofendeu se arrepende e pede desculpas ou perdão.
Quanto às outras, desejo-lhes a pior morte.

Sim queridos, esse sou eu.
Preciso crescer, ou me tornar como criança para ver o Reino dos Céus.

5 comentários:

Arthur Silva disse...

Não acho que esse seja o sentido de se "tornar criança para ver o Reino dos Céus". A inocência da criança não seria um retrocesso a um estado instintivo de pureza - uma fuga - e sim a escolha por esse estado. Crescer todos precisamos e não fosse essa meta, nem estaríamos aqui. Vc só está passando por uma fase mesmo. Cada pessoa tem seu tempo, mas nesse caso específico o seu estava estourando e vc tinha de amadurecer custasse o que custou. Não quis por bem, outros métodos foram adotados. Espero que aprenda algo com essa situação, que se compreenda mais e, sobretudo, valorize-se mais. Fique com Deus.

A Bela disse...

...faço minhas as palavras do Arth! na verdade, não pense que seu grande aprendizado acaba aqui: é apenas uma fase mesmo! Nós evoluímos em forma de "espiral ascendente" entre quedas e acertos e quedas e acertos... entre crises e vitórias , crises e vitórias...é assim que crescemos. Acredite: ao sair da crise sempre estamos mais fortes e melhores! E antes que me esqueça:vc se engana quando diz que "está conhecendo seu mais obscuro lado." ... TUDO PODE SER PIOR! rsrsrs. Mas, independente disso, todo esse ser complexo é vc, Carlos Filho, meu amigo querido, a quem desejo tudo de melhor!!! Fique em paz! Bj! gde! A.M.

Sra Ivana disse...

Meu amigo querido.
Eu achei esse post, assim...o mais pessoal de todos.
A sorte tua é conseguir escrever tudo de forma tão elegante, que a dor fica assim...com cara de obra de arte, mesmo.Cara? É a obra!:-)
Olhe...
Eu não tenho respostas, mas se você abriu seu coração aqui no blog, de alguma forma...bem, eu deixarei aqui meu ponto de vista.
Existe uma teoria que diz que cada um de nós tem o seu próprio cabedal de dores, e que por dentro somos todos crianças machucadas, lá no fundo.Por que nos machucamos? eis a incógnita.E que muitos gritos de dor que damos na vida são apenas lembranças de feridas antigas, que alguém conseguiu abrir de novo agora, agora que deveríamos ser "adultos".
E p/ completar: a tendência é nós atrairmos pessoas que tenham tendência a nos causar as mesmas dores do passado.Tudo isso é num processo psicológico inconsciente, intrincado e meio absurdo, mas que tem lógica no nosso mundo emocional.
Não sei se é verdade...
Mas todo esse blá blá blá foi só para eu chegar e dizer...que (isso vai doer...)só nós mesmos podemos cuidar dessa criança que chora.Para isso...vale Deus, amigos, nós mesmos...
************
Agora...por que à vezes o amor que temos não é reconhecido...é nada para uns e outros...bem...ninguém sabe.
Eu não sei o que aconteceu...mas eu sei que, embora tudo o que você talvez queira agora seja mandar todo mundo para a PQP (e fazer isso chorando de dor, por que até dizer isso dói´, por que vc sabe que não queria magoar ninguém mas só viver sua dor e que pelo amor de Deus alguém te desse pelo menos 1/3 do amor que você deu...)...embora [isso], eu digo a você que chore o que tiver de chorar e diga todos os insultos mentais que puder...mas este momento, ele é uma fase. E ele vai passar.Mas, enquanto você o vive...você escreva tudo, você espragueje, você ore, e você conte com a gente, seus amigos, que não podem curar sua dor, mas que estão do seu lado e sabem que você é uma pessoa de ouro.
Gostaria de dizer ainda mais, inclusive sobre quem não aceitou teu amor, mas diante do desconhecimento da situação, me abstenho e calo, por enquanto.
A gente tem que saber do lado do outro para não fazer julgamentos doidos, não é mesmo?
Deixo meu abraço carinhoso.
Ivy

Unknown disse...

só posso agradecer a todos, o q mais?
:')

Anônimo disse...

Para não correr o risco de ser repetitiva, para não ser mais um discurso filosófico, teológico, psicológico...para não tecer teorias e não encarnar uma autora de livros de auto- ajuda, para não ousar sescrever nada intenso, profundo, cortante e belo ( isso você já o faz) quero apenas dizer-lhe:


Maravilhoso é amar alguém do jeito que esse alguém é..


Maravilhoso é ter alguém por perto que vive e sente tão sem rodeios, máscaras , táticas, estratégias, fórmulas...

Para mim isso é fortaleza e não fragilidade ,como muitos até podem pensar ( inclusive você)...