27 maio 2006

A Saudade É Dor Pungente...


"A saudade dói como um barco que aos poucos descreve um arco e evita atracar no cais"(Chico Buarque em "Pedaço de Mim")

Hoje resolvi falar de saudade.
Quem nunca sentiu saudade? Saudade de alguém ,de um tempo,ou mesmo de um momento.

Sentir saudade de alguém é a dor mais cantada e mencionada pelos poetas e afins, porque nos vemos separados de nossas "metades" que pelo visto são muitas..um amor, um amigo, um irmão, um pai,uma mãe, um filho.
Ainda não sei responder qual saudade dói mais: a de quem veremos novamente ou a dos que partiram pra nunca mais.
Saudade de um tempo chamam de nostalgia. Os cheiros e as cores da infãnica, da adolescência,ou de um tempo recente(o nosso mundo muda rápido). A ida à escola, as primeiras professoras, o primeiro beijo.
Mas essa saudade não dói,não é verdade? O máximo que ela provoca é aquela pontadinha de tristeza por nossa realidade passada ser tão diferente às vezes, e sentimos saudade na verdade da nossa inocência, do nosso "não-saber". Já disse Clarice Lispector uma vez num desabafo "Se eu soubesse, não nascia!"
Ah que saudade do tempo que eu não sabia!
E saudade de um momento é tortura cruel.
Porque como reviver um momento? se eles nos fogem dos dedos como areia fina?
São como fotos, jamais poderiam ser tiradas novamente com a intenção de reprodução.
Até o vento que soprava mudou.
Enfim, " a saudade mata a gente" mas mata aos poucos, ás vezes com fisgadas, supresas, e às vezes com dor latejante mesmo..dessas que não passam tão rápido.
Você sente saudade? de quem? de que? de quando?
Ela é motivo de um sorriso nostágico, de uma lágrima de emoção, de um suspiro de desgosto ou de um chorar doloroso?
Digam-me vocês
:)

4 comentários:

Anônimo disse...

Texto muito legal!
tb sinto muita saudades de várias coisas.as vezes sinto saudade até de algo q nunca tive...
muito massa...adorei!

Anônimo disse...

Ai e o que eu sinto no dia a dia... saudades da minha familia e meus amigos que moram tuda longe. Mas quando sinto saudades, é so olhar pras fotos, vídeos, etc. que me faz lembrar pq eu amo tanto essas pessoas e como eu sou abencoada de ter las na minha vida... isso me traz felicidade e humildade :)

Ka disse...

Guardo boas lembranças de minha infância, uma época boa da minha vida e que nao volta mais...me recordo com muito carinho e muita saudade..uma saudade gostosa e com um sorriso nostálgico nos lábios!
Tenha um ótimo sabádo!
Bjs
Ka

Josy Lima disse...

Acho que tenho saudade de tudo de bom que já vivi e até do que ainda nem vivi.
Mas a melhor saudade é a da infância, a da inocência, a da ausência de responsabilidades, a de não ter preocupações como as que temos hj.
Adorei teu texto! Muito 10!
Bjkas, já tô com saudade de tu! rs