30 maio 2006

Adeus,Estrada Dos Tijolos Amarelos...


Ouvindo uma das minhas canções preferidas, me peguei cantando esse verso (goodbye yellow brick road), em inglês mesmo.
Significa "adeus estrada dos tijolos amarelos", uma alusão ao mágico de Oz, talvez.
Mas não quero fazer um comentário sobre a música nem ao que o autor quis dizer com ela.
Quero falar sobre o tom de despedida que há em "então adeus estrada dos tijolos amarelos.."
O tom de despedida, está em mim na verdade.
Pra mim, a estrada dos tijolos amarelos leva sonhos falsos, a ilusões que eu alimentei.
Também deixamos caídos na estrada aqueles desejos que nunca foram realizados simplesmente porque não tinham de ser. É como um sapato 36 para um pé 41.
Então, adeus estrada dos tijolos amarelos, e como é bom poder finalmente virar as costas e caminhar contrário aos falsos sonhos, que nos arrastam pro inferno da desilusão.
No novo caminho não há a promessa da felicidade, não há um novo sonho, nem uma nova ilusão.
Há apenas a nova estrada e é só isso que basta.
De sonhos, era feita a de tijolos amarelos, como o ouro tão brilhante que cega.
Abandonar a estrada de tijolos amarelos não me faz mais feliz, mas me salva de andar em círculos.
Na verdade, a estrada amarela que me abandonou à própria sorte.
Dando as costas à estrada,digo "sou muito jovem pra cantar minhas tristezas" e vou em busca de outras músicas.

8 comentários:

Ka disse...

Simplesmente show de bola o q escreveu, perfeito, lindo!
As vezes me sinto como se tivesse andando em circulos o tempo todo!
Adeus estrada dos tijolos amarelo!!
Parabens!

Bjos e boa quarta

Anônimo disse...

quantas vezes tbm quero dar adeus aos tijolos amarelos.
vc representou muito bem em suas palavras a minha vida.
mais a cada manha, sinto munhas esperaças renovadas, e procigo em busca dos meus sonhos.

Carlos do Valle disse...

humm.. gdn, se seus sonhos valem a pena, vá atrás mesmo. Vc com certeza não está na estrada de tijolos amarelos. ;)

Marjorie Chaves disse...

Lindo o que você escreveu... Eu estou assim: dizendo adeus à estrada de tijolos amarelos!

=*

Josy Lima disse...

Adorei, muito massa!
Mas acho que não estou nessa estrada de tijolos amarelos, assim penso. Tô atras de meus sonhos, se eu perceber que estou andando em circulos, com certeza tb darei adeus a essa estrada.

Anônimo disse...

Como vc ta "proficuo" (sei nem se essa palavra existe, mas o Ricardo e o Rodrigo viviam fazendo hora com ela!) meu fí!!! Sabe que eu tbm tenho dito "goodbye Yellow Brick road" recentemente? Tbm cansei de viver conflita e miséravel com minha falta de "accomplishments" nessa vida... Worry about today, God will worry about the future :)

Anônimo disse...

Q massa.. qd eu comecei a ler e li "adeus estrada dos tijolos marelos" me veio na abeça algo como adeus mundo de fantasias, agora eh hora de seguir - talvez obrigatoriamente - outro camihno, etc. é bunito! =)

Anônimo disse...

Com tijolos amarelos ou não,há estradas que não podem mais ser trilhadas, simplesmente porque o ponto de chegada já não interessa mais ou porque surgem outras, de tijolos mais coloridos e macios!
Parabéns de novo!Amei