23 junho 2006

A Fera E O Belo


Adoro gostar do que é feio.

Mas, ultimamente , tenho me irritado com defeitos.
Os meus defeitos, das pessoas e das coisas.
Me martirizo porque rejeito a afeição ao belo somente.
Ao útil, ao perfeito e ao harmônico.

É uma pena, porque...
Quero gostar de dissonantes, de cores que não combinam.
Quero não sentir calafrios quando alguém é mesquinho.
Gostaria muito também de não me castigar por acreditar nos outros.

Peço desculpas ao mundo, mas só suporto meus próprios defeitos, pois eu que me conheço, os justifico.

Queria não ter prazer de me livrar de algo que me incomodou.
Mas ultimamente sou mais prático que piedoso.
Mas ainda assim, sou tão capaz de amar!
Como na mesma medida desprezo quem mereça.

Certas pessoas, em silêncio pedem para ser queridas
Nem percebem que num gesto livre, numa palavra não calculada, estão sendo lindas e adoráveis.
Despidas da beleza dissimulada e vestidas completamente do encanto espontâneo.
Eu as amo irracionalmente (e se ama racionalmente?).
E muitas delas nem sabem, e talvez nunca saberão.

Outras pessoas, em silêncio pedem para serem desprezadas.
Mas essas calculam seus venenos, se orgulham da sua perversidade.
Se dissimulam, mentem, se limitam e aos outros.
Tão fácil se ter aversão por elas, pois elas gritam por isso.
E eu as desprezo sem remorsos nem pudores.

Porque também posso ser amado por uns (como sou)
Como posso ser desprezado por outros (como fui)

Mas é a plenitude quando alguém, desprevinido, é lindo.
Tanto quanto me revira o estômago quando alguém tenta simular uma virtude que não tem.

O que eu tento pedir é verdade!
Sejamos lindos ou feios, mas sejamos verdadeiros.
A verdade é o cosmético mais poderoso que existe.
O elixir da beleza eterna.

Mas apesar de tudo, não temo a contradição, ela faz parte de mim:
Eu amo o que em mim é feio
Porque confio mais nele do que naquilo que eu tento tornar belo.

6 comentários:

Josy Lima disse...

Adorei, parece q pensou em mim na hora de escrever...rs
Muito interessante o q falou no texto, bem sensato e verdadeiro.
"Quem ama o feio, belo lhe parece."
Entendeu??? huahuahauhaua
Bjssss

Ka disse...

Ai ai...essa Josy é fogo!! rsrsr
Tbm adorei o texto! Arrasando a cada dia!
Bjos e bom final de semana!
Ka ;)

Maiakovski disse...

eu sentir a mesma coisa q a josy.. pareceu uma direta para nós leitores.. Hehehehehe XDD

adorei essa parte

"O que eu tento pedir é verdade!
Sejamos lindos ou feios, mas sejamos verdadeiros.
A verdade é o cosmético mais poderoso que existe.
O elixir da beleza eterna."

esta direto na minha cabeça.. >_<

espero ter minha beleza inebriante também.. Hehehehe

Anônimo disse...

otimo texto! gostei dessa frase: "Peço desculpas ao mundo, mas só suporto meus próprios defeitos, pois eu que me conheço, os justifico."

Josy Lima disse...

Mentira! Ele tb suporta os meus! :p

Marjorie Chaves disse...

A verdade Carlos, é que esta distância entre o feio e o belo é muito sutil e altamente discutível. O feio e o belo é assim visto por quem? para quem? em que condições?

Conceitos contraditórios como tantos outros que criamos!
=]