12 junho 2006

"Solidão" (Pode Chamar De Despeito)

Escolheram o dia 12 de junho pra chamar de "dia dos namorados". Nesse dia, os casais supostamente confirmariam o seu amor um ao outro trocando presentes, saindo pra jantar,passear... enfim, um dia perfeito, de amor e carinho.
Mas dá vontade de rir, porque o ano tem 365 dias (isso se não for bissexto).

Nem preciso falar do grau de opressão que sofrem os solteiros nesse dia.
Os solitários muito mais.

Hoje, "dia dos namorados", vou falar sobre solidão.
Simplesmente porque acho mais interessante, mais real.
A solidão não é uma alegoria folclórica, não é uma moda inventada pelo capitalismo e pelas indústrias de consumo, a solidão (embora também seja um mercado) não é necessariamente um modo de vida bem aceito na sociedade.

Temos que ter muitos amigos, um bom namoro (ou pelo menos uma vida sentimental "agitada"), ir pra lugares legais, vestindo roupas legais e sem demonstrar o menor sinal de algo negativo no rosto.
E o que se faz com a cicatriz da ferida da solidão? Há maquilagem suficiente para escondê-la?
Tem que ser a prova d'água, porque se chora muito.

É maldita a dor da solidão, é banida da sociedade. Todos na escuridão das suas cavernas choram por serem sós.
Mas e do lado de fora, à luz do dia ou da noite? Aí não! Todos são felizes, populares e "poderosos".

O que não se sabe é que os casaizinhos de namorados que passeiam por aí de mãos dadas hoje, são solitários. Por que? Como?

Pergunte a eles, eu não falarei mais deles aqui porque a televisão, outdoors e todos os meios de comunicação e vendas já fazem isso o suficiente. Meu discurso parece meio despeitado, mas que se dane...

Falo é de solidão,mas sem me aprofundar, porque a solidão é rasa, é agonia, é peso.
Não a solidão que começa a ser vendida também por aí: "às vezes é bom ficar só."

Mas a solidão de SABER que se está só, que só você se conhece, que ninguém gosta mais de você do que você mesmo.
Mesmo pra quem a conhece de perto, pra quem ela está sempre junto, é sofrido se falar dela.
É como uma cirurgia sem anestesia.
Porque a solidão é deserto, é ausência, é falta de perspectiva.
A solidão é um buraco no estômago, é uma respiração difícil, é uma dor de dente.

Remédio contra ela? Eu não sei qual é...
Existe?

7 comentários:

Anônimo disse...

Mas é isso mesmo... poucos são aqueles que podem tirar a sensação de solidão de você. Eu chamo eles de amigos verdadeiros... em toda a minha vida, eu nunca me senti sozinho estando com eles...

de resto, um enorme vazio...

Anônimo disse...

Remédio,tb não sei se existe.
Mas concordo que para fazer ou renovar votos,não precisamos de datas...
A vida,o cotidiano é a certeza,tem que ser a certeza de cada dia entre apaixonados. Eu bem mais que amigos,família,tenho pela graça de Deus,um ser ímpar,que sacia meu vazio do mundo.

Anônimo disse...

1)não são todos os solteiros que sofrem no dia dos namorados.
2)tambe´m não diria que a solidão trás apenas aspectos ruins, existem aspectos bons que podemos tirar dela.
solidão pode ser isso: "deserto, é ausência, é falta de perspectiva", mas podemos acrescentar analise, conhecimento, um tempo para pensar.
não gosto de me sentir só, sem ter escolha para tal, mas são esses os momentos que afloram nossa reflexão.

Carlos do Valle disse...

sim Alisson, hoje está surgindo realmente uma idéia da solidão como algo positivo.
Na minha opinião, é apenas uma maneira de se vender coisas aos solitários :P

Marjorie Chaves disse...

Pois é amigo, no mundo moderno, capitalista e de relações vãs, não há lugar para a solidão. O mundo é dos "bem relacionados", dos "bem enturmados", das pessoas "pop". E falo isso no dia a dia, não apenas nessa datinha comercial que é o dia 12.

=]

Anônimo disse...

Quando se tem um marido como o meu, celebrar o dia dos namorados é uma besteira, pois agradeço a Deus por ele toooooooodos os dias ;)

Vc sabe que nunca está só... Deus está sempre conosco, nós é que se fechamos e endurecemos o coraçao ai Ele não pode agir... Todo mundo já se sentiu solitario, mesmo aqueles que são considerados "populares" e tem muitos amigos, pois a solidão não é curada simplesmente por presença dos outros, e sim, a presença de Deus!

... but, I know what you mean and I know it's not easy :)

Ka disse...

Putz...q texto massa!! Muito bem escrito..e de uma forma engraçada!! Nem preciso dizer q me identifiquei pra caramba né? rs
Bjaão